Futebol: Marinhas soma 7º jogo sem sofrer golo e sobe a 8º lugar
Vila Chã e Forjães continuam na luta pela manutenção na Pró-nacional
ADE vence em Amares na Honra e Juniores do Marinhas sobem ao 1º lugar
Fim-de-semana quase perfeito para as equipas do nosso concelho, em que apenas o Estrelas de Faro perdeu na 1ª Divisão e o Forjães empatou fora na Pró-nacional, num jogo em que foi muito penalizado pela actuação da equipa de arbitragem, que impediu autenticamente a vitória.
Um golo de bandeira marcado de fora da área aos 78m de jogo em Santa Maria de Oliveira, apontado pelo jovem Leandro (foto), deu uma bela vitória do FC Marinhas (0-1), em casa, do então vice-líder AD Oliveirense, naquele que foi o 7º jogo consecutivo da equipa de Hugo Meixa sem sofrer golos e que segura bem firme a equipa marinhense na Pró-nacional após esta 29ª jornada.
A jogarem fora de portas perante adversários directos na luta pela manutenção a UD Vila Chã e o Forjães SC disputavam uma autêntica final em São Paio de Arcos e Nine, respectivamente. No Bairro da Misericórdia a equipa de Pedro Simões fez uma exibição notável chegando ao 0-2 com os golos de Hugo da Silva de penalti aos 30m e um autogolo aos 42m, a que responderam os bracarenses em cima do apito para o intervalo com o 1-2. Jogo emotivo e emocionate que começou a pender definitivamente para os axadrezados, quando Guel fez o 1-3 aos 57m e "TT" (Tiago Torres) fechou as contas com o 1-4 aos 81m, numa categórica vitória que fez a equipa de Vila Chã sair da zona de descida.
No Complexo Desportivo de Nine, a equipa do Forjães SC jogava uma importante cartada perante o Ninense que também precisava da vitória e até foi o primeiro a marcar. No entanto, a equipa de Dinis Rodrigues respondeu com muita entrega e foi construído várias situações de golo, com André Moreira a empatar (1-1) e os forjanenses só não venceram, porque a equipa de arbitragem teve uma actuação desastrada, pois a equipa do nosso concelho ficou a queixar-se de um golo muito mal invalidado por fora-de-jogo inexistente e uma grande penalidade a seu favor.
O CD Celoricense, graças ao Marinhas ganhou maior vantagem na frente, tendo agora 66 pontos e podendo festejar o título já na próxima jornada, sendo agora o Maria da Fonte o 2º com 55 e a Oliveirense desceu para 3º com 53. O FC Marinhas fixou-se agora no 8º lugar com 43 pontos, a 11 dos lugares de descida, podendo assegurar a manutenção já na jornada seguinte. A UD Vila Chã, com este resultado subiu ao 13º lugar com 35 pontos, acima da "linha d´água" e o Forjães é 14º com 32, que habitualmente daria para a manutenção, mas a descida de 4 equipas da AF Braga do Campeonato de Portugal, obriga a descer mais um. No entanto, o Forjães, que tem os mesmos 32 pontos de Ninense e SP Arcos, tem um jogo em atraso por realizar.
Devido a essa mesma descida de 4 equipas de Braga para a Pró-nacional, na Divisão de Honra, que cumpriu a 26ª jornada, só subirá o 1º classificado de cada série, pelo que a AD Esposende não poderá vacilar nestas últimas 4 jornadas, após esta difícil vitória em casa do histórico FC Amares, que com esta derrota por 0-1, já confirmou a descida à 1ª Divisão. A equipa de Ricardo Esposende conseguiu o seu golo pelo médio Tiagão e no jogo frente ao Martim, que será no Estádio Padre Sá Pereira na penúltima jornada, poderá decidir o campeão e quem subirá à Divisão de Honra. A ADE é 1º com 63 pontos e o Martim 2º com 60, enquanto o Alvelos já a 13 e 10 pontos dos dois, já estara arredado desta luta.
Bom jogo do DR Estrelas de Faro na recepção ao candidato á subida Desp. São Cosme, em que a equipa de Pedro Ribeiro vendeu cara a derrota (0-1) a favor dos famalicenses nesta 22ª jornada.
Grande prova continua a fazer a equipa de Juniores do FC Marinhas na 2ª fase de manutenção no Nacional da 2ª Divisão, onde continuam invictos e após a goleada por 5-0 ao SC Mirandela, chegou mesmo à liderança da série A. Lucas, com mais um "hat-trick", que fazem dele o melhor marcador da série (11 golos), Tiago e Guilherme apontaram os golos da equipa de Filipe Queirós, nesta 6ª jornada.
O Marinhas é líder da série A com 27 pontos, ultrapasando o Aves FS, quem tem 26, seguindo-se o Prado com 24 e o Varzim com 23, bem á frente de Limianos (18), que é o primeiro da zona de descida.