Cultura: Município entregou prémios Viana de Lima
Decorreu na passada sexta-feira, dia 17 de Maio no Auditório da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, a cerimónia de entrega dos prémios Viana de Lima, que distinguiu as melhores alunas dos cursos de Pintura e Arquitetura da Universidade do Porto, Teresa Fonseca e Catarina Silva.
Maria Teresa Fonseca que se havia graduado recentemente no Mestrado em Pintura venceu o Prémio de Pintura Alexandre Viana de Lima, enquanto Ana Catarina Silva que foi finalista do Mestrado Integrado de Arquitectura foi galardoada com o Prémio de Arquitectura Sílvia Viana de Lima.
As vencedoras foram as melhores alunas dos cursos de Pintura e Arquitectura da Universidade do Porto, no ano letivo 2023/2024, tendo recebido o prémio monetário no valor de 2.000 euros.
Os Prémios Viana de Lima foram instituídos no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, dando cumprimento à vontade, expressa em testamento, do Arquitecto Alfredo Evangelista Viana de Lima (1913-1991). O protocolo, formalizado em 2010, estabelece que o Município assume a gestão da Casa das Marinhas, da autoria de Viana de Lima e propriedade da Universidade do Porto, e se compromete a distinguir, anualmente e durante 30 anos, os dois melhores alunos dos cursos de Arquitetura e de Belas Artes, sendo que, findo esse prazo, o imóvel passa a ser propriedade da Câmara Municipal.