Fão: Santa Casa da Misericórdia vai a eleições o próximo sábado
Realiza-se no próximo sábado, dia 25 de novembro, uma Assembleia Geral Ordinária da Santa Casa da Misericórdia de Fão, na qual se destaca na Ordem Trabalho a Eleição dos novos Órgãos Sociais, para o quadriénio 2024-2027.
Este plenário, terá lugar pelas 14h30, no auditório da instituição, anexo ao Hospital de São João de Deus, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
Ponto 1 - Apreciar, discutir e aprovar o Plano de Actividades e Orçamento de Exploração Previsional e Investimentos para o ano de 2024.
Ponto 2 - Assuntos de interesse geral para a Instituição.
Ponto 3 - Eleição dos Órgãos Sociais para o quadriénio 2024/2027.
Lembramos que a actual Mesa Administrativa, que foi eleita em 2019, é liderada pela Provedora Engª Raquel Vale, que nestes 4 anos de mandato esteve à prova em várias circunstâncias, dificuldades, desafios e oportunidades, que no geral se revestiram de elevado sucesso.
Teve esta Mesa um importante legado pela experiência e grande obra deixada por mais de 4 décadas sob a liderança do anterior Provedor Celestino Morais, que teve a sua justa e merecida homenagem, que o tornou Provedor Honorário da Instituição.
Mas, para além do grande barco que a Santa casa da Misericórdia representa, com mais de 200 colaboradores e orçamentos anuais de mais de 7 milhões de euros, o mandato de Raquel Vale, em pouco mais de 2 meses de gestão, "levava" com a pandemia do Covid-19, que tantas, mas tantas contrariedades, dificuldades e constrangimentos criou.
Limitações de toda a ordem, custos acrescidos em equipamentos e produtos, considerável número de infectados entre utentes e colaboradores e uma grande baixa de produtividade e consequente receita, foi um desafio de mais elevada exigência. Não esquendo ainda a perda de dois mesários, com destaque para o falecimento do Secretário Profª Maria Augusta Teixeira.
Para isso, a Mesa Administrativa, para além do seu empenho, contou com o grande profissionalismo, espírito de sacrifício e voluntariedade de todo o corpo clínico e colaboradores das diversas áreas, para conseguir ultrapassar dois anos terríveis, mas em que a racionalidade de gestão foi possível controlar.
Também o dinamismo e empreededorismo não esteve apesar de tudo, fora dos planos da gestão deste mandato e assim, avançaram obras e melhoramentos de monta, com alguns entraves nos financiamentos solicitados, sendo implemantadas várias melhorias em diversos serviços e renovação de vários equipamentos.
O último Relatório de Contas, votado numa das assembleias mais concorridas de sempre, foi bem a prova disso, destacando-se o facto de nestes dois últimos anos, a Santa Casa da Misericórdia de Fão, ou contrário do que vinha acontecendo há muito, não teve de alienar qualquer património.
Daí, que é quase concensual, que a continuidade da Engª Raquel Vale, que terá apresentado uma lista com algumas alterações, seria uma boa notícia, isto, sem que se saiba, da entrada de alguma outra lista concorrente.