Futebol: Marinhas distancia-se na Divisão de Honra
Forjães goleia “lanterna vermelha” com novo “bis” de Vassalo
Vila Chã e ADE (1ª vitória em casa) também somam os 3 pontos
Jornada muito positiva das equipas do nosso concelho, em que apenas o Estrelas de Faro não venceu, mas com todas as outras a somarem os 3 pontos. O Marinhas cravou mesmo um “Marco” de 4 pontos entre o 2º classificado ao vencer em Rib. Neiva (1-2), numa série em que também o Vila Chã e a ADE venceram, tal como o Forjães na Pró-nacional, ao golear o “lanterna vermelha” Amares e deu um salto na tabela.
A jornada 10, não podia ser melhor para as equipas do concelho, logo a começar pelo líder FC Marinhas, que segundo as palavras do seu próprio treinador Hugo Mexia, foi mais feliz num disputado jogo no terreno do GDR Ribeira Neiva. A equipa marinhense adiantou-se pelo goleador-mór desta série, o avançado Alex, mas os da casa acabaram por empatar, mas nos instantes finais o central fangueiro Marco Mateus (foto) foi ataque na sequência de um canto e deu o triunfo aos azuis e brancos, que face á derrota do Martim em casa do vizinho Pousa se destacou ainda mais na frente da tabela.
Nesta mesma Divisão de Honra, a AD Esposende, conseguiu finalmente a sua primeira vitória no seu Estádio Padre Sá Pereira, ao bater de forma categórica o SC Ucha, com os golos de Guilherme (2) e Junio, que fazem a equipa do fangueiro Jó Faria subir ao 5º lugar.
Por sua vez a UD Vila Chã, tinha em sua casa um embate com um dos candidatos directos à subida e não enjeitou a oportunidade de somar os 3 pontos, que mantém a equipa de Pedro Simões na perseguição desse objectivo. Batista inaugurou o marcador, mas os barcelenses empataram e foi o médio Zé Pedro, que saltado do banco, veio marcar o golo do triunfo.
Classificação da série A da Divisão de Honra: 1º FC Marinhas, 26 pontos; 2º Esporões, 22; 3º Martim, 22; 4º Vila Chã, 20; 5º ADE, 18…
Na 13ª jornada da Pró-nacional, o Forjães SC trocou a ordem do jogo e recebeu em casa o FC Amares, um histórico da AF Braga, que está na rua da amargura e sem surpresas goleou por 5-0. O fangueiro Pedro Vassalo, fez o seu terceiro “bis”, mas também Nuno Pereira “bisou”, tendo Moreira completado os 5-0, com que a equipa de Carioca despachou os amarenses.
Com esta vitória o Forjães SC subiu a 7º com 20 pontos, já bem mais distante da zona de despromoção e mais perto dos lugares da frente, numa tabela liderada pela Oliveirense com 28 pontos, seguido do Maria da Fonte e Joane com 25.
Finalmente uma referência à equipa do DR Estrelas de Faro, que a perder 2-0 em Caldelas ao intervalo ainda lutou bastante para dar a volta, mas a equipa de Adarico Fragoso, apenas conseguiu chegar aos 2-1 finais em casa do vice-líder e desta forma manteve-se no 11º lugar com 3 pontos apenas, à 7 jornada.