Futebol: Equipas do Concelho passam todas aos 1/16 de final da Taça AF Braga
Zé Pedro "despachou" São Mamede e ADE teve de ir a penalties
Equipas Seniores na Pró-nacional, ao contrário de E. Faro e Vila Chã, que caíram no 1º jogo na edição desta época da Taça Distrital, entraram nesta 3ª eliminatória a vencer, com maior ou menor dificuldade, adversários de escalões inferiores.
O Forjães SC foi o que teve a tarde mais tranquila, já que bateu por 3-0 o São Mamede de Este, com os “bis” do médio Zé Pedro (foto). Neste jogo disputado no Horácio Queirós, a equipa de Tiago Mota recebeu o líder sem derrotas da série B da 1ª Divisão, que apareceu com uma boa organização, que o jovem médio Zé Pedro Casal depressa desmontou, com o golo madrugador apontado aos 7m. Chiva pouco depois fazia o 2-0 e ainda no início da 2ª parte Zé Pedro “bisava” e praticamente quebrava as intenções bracarenses, fazendo o 3-0 final.
No Estádio Padre Sá Pereira a AD Esposende de Pedro Simões, recebia o 8º classificado da série A da Divisão de Honra CD Lousado, que se mostrou muito competente, principalmente no seu bloco defensivo, conseguindo manter o nulo, após 120 minutos, que incluíram o prolongamento. No entanto, nas grandes penalidades os da casa foram mais eficazes (4-3) e garantiram a passagem à 4ª eliminatória.
Já o FC Marinhas, que se deslocou a Santo Adrião de Vizela, onde mora o 3º classificado da série C da Divisão de Honra, tinha o adversário teoricamente mais complicado. E assim foi, pois os da casa venderam cara a derrota por 2-3, valendo para os marinhenses os golos de Didas, Samaris e o lateral esquerdo Bruno Santos, que selou a passagem aos 1/16 de final da Taça AF Braga.
Destaque ainda para a excelente vitória dos Juniores do FC Marinhas de Rafael Almeida, que na 14ª jornada da 1ª fase da 2ª Divisão Nacional de Juniores, venceu por 0-1 em casa do CD Trofense e subiu ao 4º lugar com 21 pontos, apenas atrás das 3 equipas que lutam pela subida (Chaves, Varzim e Lank Vilaverdense, com 35, 31 e 30 pontos), mas bem à frente das restantes 6 equipas, com quem irá lutar pela manutenção. Diga-se no entanto, que as prespectivas são óptimas para o clube marinhense, conseguir garantir a sua 5ª presença consecutiva e histórica nos campeonatos nacionais desta categoria de sub-19.