Entusiasma-me o Natal . O colorido intermitente das noites frias tem encanto e o frenesim das crianças mistura-se em sonhos e passeios em trenó.
Mas foi o mês de Novembro que trouxe magustos, frio e alguma chuva.
No salão paroquial os lugares esgotaram para rever Revista à nossa moda , num exercício de memória, saber emocional e calor bairrista. Só em Fão se desencanta tanta vontade para recordar Fão, de um José Maia saudado com saudade num “Toma lá mais esta”, da criatividade do Armando Barbosa e de um elenco curto mas completo. Cenários novos a expressar colorido e a reflectir vozes sonantes de um elenco misto que encantou e pediu bis, mais para o final do ano.
A homenagem a José Maia demonstra que Fão ainda tem memória e as figuras marcantes de um passado recente assumem presença num presente que não esquece as marcas de uma vida colectiva.
Também Alceu Vinha dos Santos ressurge nessas homenagens colectivas, já que reside em muitas memórias pelo seu humanismo, criatividade, competência artística e saber partilhado.
A sua memória fica certificada em toponímia e o futuro resistirá por longo tempo.
A nível associativo, o Clube Náutico de Fão, senhor de muitos êxitos nacionais e nível internacional, procura agora novas linhas de mudança renovando os seus órgãos sociais. A aposta vai no sentido da formação, promovendo a prática desportiva entre os mais jovens, fomentando nos períodos de Verão a experiência das modalidades náuticas nos mais velhos.
A renovação das instalações desportivas e dos espaços envolventes será uma tarefa prioritária, com a intervenção do Município e da autarquia local.
Para além do Desporto, o Clube Náutico é uma infra estrutura que pode potenciar o turismo, intervindo na animação e nas oportunidades de lazer saudável. A sua vocação para as actividades de ar livre em contacto permanente com a natureza reserva-lhe um papel importante na ocupação do tempo, sobretudo nos períodos de férias.
É um facto notório que a zona envolvente merece uma intervenção urgente em termos de limpeza e reorganização dos espaços exteriores, reorientando-os para a prática de volei de praia e para o basket de 3, atraindo os jovens que apreciam também essas modalidades, beneficiando também da dinâmica do bar sedeado no edifício do Clube. Atrair os mais jovens para a prática do desporto e convivência sadia é também uma missão do Clube Náutico. Assim o entendam os seus novos dirigentes.
Com espírito de curiosidade visitei estes dias o Núcleo Museológico da Santa Casa da Misericórdia na igreja com este nome, sita na Avenida Manuel Pais. Não sei quantos fangueiros já o fizeram e aproveitaram para apreciar os trabalhos de muita qualidade dos Irmãos Matias. Periodicamente repito esta visita e aproveito para ler os depoimentos escritos no Livro de Visitas e fico encantado com o entusiasmo de quem deixa opinião.
Curiosamente li algumas reacções pela falta de sinalética à entrada e no centro da Vila referente ao monumento, ao seu património sacro e à sua mostra artística. A brilhante recuperação e os conteúdos diversos em exposição, são um atractivo importante no contexto cultural e turístico da nossa Vila e também do nosso concelho e não é fácil encontrar um conjunto com referências tão significativas.
A leitura do Livro mencionado não deixa quaisquer dúvidas e muitos dos visitantes ficaram surpreendidos também pelo acaso feliz e pedem mais informação para que outros apreciem um acervo interessante de arte sacra e outras novidades que Fão tem o privilégio de poder exibir em exclusivo.