Procurar  
























Registe-se no nosso WebSite

Nome
 
País/Localidade
 
Email
 

Estação de Correios de Fão encerra, 112 anos depois da sua abertura.
Posto de Correio passa a funcionar na Junta de Freguesia

A estratégia de encerramento de estações de correios e agenciamento a outras entidades do serviço público postal, levou ao fim da Estação de Correios de Fão, curiosamente de forma silenciosa e pacífica, ao contrário de muitas localidades do país, 112 anos depois da sua instalação na nossa Vila no dia 13 de Julho de 1899.

A pretensão de acabar com a Estação de Correios de Fão não é recente e foram várias as tentativas dos CTT, conforme noticiámos há 4 anos, merecendo na altura a oposição do Executivo fangueiro que reuniu várias vezes com os responsáveis sectoriais daquela empresa pública e com êxito êxito pois os tempos acabaram por ditar a transferência de parte dos serviços prestados para o novo edifício da Junta de Freguesia, funcionando agora como um posto de correio, em algumas localidades sob a exploração de privados.

De acordo com a empresa, existem actualmente 2.658 balcões, dos quais apenas 787 são estações de correios. Os restantes 1.871 são Postos de Correios, explorados quer por autarquias, quer por entidades privadas. A prioridade é dada às Juntas de Freguesia, “que são as primeiras contactadas quando há o interesse de abrir um posto”.

O Posto de Correios assegurará todos os serviços postais, nomeadamente o pagamento dos vales de pensões de reforma, correio registado, expedição e entrega de correspondência e encomendas, bem como de cobrança de facturas de serviços públicos, entre outras, sendo o expediente assegurado por uma funcionária da Junta de Freguesia que recebeu recentemente a formação adequada.

Fão perde uma das suas referências diferenciadoras na prestação de um serviço público que trazia ao seu centro urbano muitos dos utentes das freguesias vizinhas, de uma forma estranhamente pacífica sem contestação das forças políticas, de uma comissão de utentes, sem abaixo assinados e nem o próprio portal da Junta de Freguesia deu informação sobre esta mudança que nos menoriza nesta fase de necessidade de afirmação.

Fica para a história dos Correios de Fão, que Carlos Mariz não conseguiu concluir.


Voltar Voltar

Manuel Vieira
nevieira@novofangueiro.com

Nº de Visitas.: 0002789636
free log





Fão: Programa das Festas da Senhora da Bonança







"O Novo Fangueiro"
Email de contacto: geral@novofangueiro.com