Procurar  
























Registe-se no nosso WebSite

Nome
 
País/Localidade
 
Email
 

RUI COSTA nasceu em Fão e é um dos melhores Chefes de Chocolataria

A Câmara Municipal de Esposende condecorou hoje o Chefe Rui Costa com a medalha de Mérito Municipal, entre outras personalidades.

Ficamos sensibilizados porque nos seus dados aparece a sua ligação a Fão por nascimento, no nosso Hospital, soubemos depois.

Mas a quem cá nasceu sentimos maior ligação e um certo dever de privilegiar com mais informação.

Que o Rui é um Mestre consagrado na arte de Chocolataria já o sabíamos e disso fizemos alguma referência por alturas da Páscoa divulgando as suas especialidades alusivas à época.

Não sabíamos era que tinha nascido em Fão e sorrimos quando ouvimos essa referência na voz do Arquitecto Manuel Losa, quando justificava a condecoração que a Câmara Municipal lhe atribuíra e cujo texto agora divulgamos na totalidade:

”Antonio Rui Lima Veloso Costa nasceu na freguesia de Fão, concelho de Esposende, a 15 de Setembro de 1975.
Desde cedo se interessou pelas artes culinárias, ligadas à pastelaria, acompanhando o seu pai na Pastelaria Marbela, chegando mesmo a Chefe de Pastelaria, em 1991, sendo responsável quer pela parte de fabrico quer pela chocolataria.
A sua vontade de adquirir conhecimentos e competências nesta área era tanta que o levaram a frequentar cerca de duas dezenas de cursos em Portugal e no estrangeiro.
Estes conhecimentos aliados à sua grande dedicação a esta arte têm permitido ao mestre chocolateiro Rui Costa demonstrar a sua brilhante carreira no domínio da inovação e qualidade.
No seu curto currículo é possível apreciar o 1º Prémio no 5º Concurso Nacional Regional de Jovens Pasteleiros; um honroso 9º lugar na Copa do Mundo de pastelaria 2003 – categoria peça de Chocolate e um excelente 7º lugar na Copa do Mundo de Pastelaria 2005 – também na Categoria Peça de Chocolate.
Este currículo permitiu-lhe participar na Equipa Nacional de Portugal, representando o nosso país no Luxemburgo e nos Estados Unidos da América, projectando nacional e internacionalmente o nome de Esposende.
É pois de toda a justiça esta forma de reconhecimento público, assente na excelência do seu trabalho e saber na área do chocolate e pastelaria, sendo que o seu sucesso traz mediatismo e visibilidade a este concelho, tornando-se um dos mais conceituados mestres chocolateiros da actualidade e uma referência no circuito nacional do ramo.”


Também João Cepa, na mesma cerimónia se referiu a ele:

”E porque falamos de jovens de sucesso, aproveito para reforçar a homenagem ao Rui Costa.
Poderia estar a falar-vos de um dos mais talentosos futebolistas portugueses de todos os tempos. Mas não. Estou a referir-me a alguém que não é mestre na arte de dominar uma bola de futebol, mas que é mestre na arte de dominar as técnicas da pastelaria, em especial da chocolataria.
Falar de alguém que aos 16 anos já era Chefe de Pastelaria e que aos 28 anos já participava em competições internacionais de chocolataria, conquistando grandes e honrosos resultados, é falar de talento, é falar de excelência.
Não posso deixar de destacar algo que aqui já foi referido: a permanente vontade e interesse do Chefe Rui Costa em adquirir novos conhecimentos e mais competências. Que isto sirva de exemplo para todos os jovens deste concelho, principalmente num tempo em que as saídas profissionais são cada vez mais escassas e em que a competição no mundo do trabalho é enorme.
Muitos parabéns pelo seu trabalho e pelo seu sucesso e muito obrigado pela forma como tem projectado o nome de Esposende dentro e fora das fronteiras do nosso país.”


Mais palavras para quê?

Recordo que há tempos um industrial do Porto com casa em Esposende regressava da Suíça, país do chocolate e optou por comprar na Marbela uma bonita caixinha com bombos para oferecer à esposa. Dizia ele que os de cá eram um requinte.
Os bombons da Marbela na rua 1º de Dezembro são uma especialidade com clientela distribuída há bastante tempo pelo país.


Voltar Voltar

Manuel Vieira
nevieira@novofangueiro.com

Nº de Visitas.: 0002789636
free log





Fão: Programa das Festas da Senhora da Bonança







"O Novo Fangueiro"
Email de contacto: geral@novofangueiro.com