
A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, disponibiliza ao público a consulta, em suporte digital, de periódicos da imprensa local, especialmente os mais antigos.
A digitalização destes periódicos concelhios, de grande valor informativo, documental e histórico, foi iniciada há cerca de um ano, sendo que, numa primeira fase, englobou apenas os jornais O Povo Esposendense e O Esposendense. Contudo, foi possível alargar esse trabalho a mais alguns títulos existentes na Biblioteca, seleccionados pela raridade, e estado físico dos exemplares.
Assim, encontram–se disponíveis diversos jornais, pesquisáveis por título, director, ano ou número. Deste modo, o leitor pode consultar, ampliar, imprimir as páginas consultadas, bem como fazer as buscas pelos campos indicados. Este serviço encontra–se disponível num computador com acesso público à Internet, sendo também permitido o envio de informação por e–mail, bem como o armazenamento em dispositivos portáteis.
Os jornais digitalizados e passíveis de consulta são os seguintes: A Verdade (1919–1922), Boletim Paroquial de Esposende (1968–1979), Deus e Pátria (1918–1919), Estrela de Faro (1977–1980), Mais Alto (1970–1981), Noticias de Vila Chã (1994–1997), Novo Porto (1919), O Combate (1916), O Esposendense (1970), O Espozendense (1906–1943), O Novo Fangueiro (1984–2002), O Povo Esposendense (1893–1906), Voz de Antas (1957 – ) e Voz de Forjães (1970–2002).
De referir que este serviço de consulta em suporte digital é mais vantajoso para o leitor, permitindo–lhe aumentar o tamanho da página, bem como localizar rapidamente a informação pretendida, utilizando os vários campos de pesquisa, para além do facto de preservar o original impresso.
É intenção da Câmara Municipal dar continuidade a este trabalho, nomeadamente com outros importantes títulos da imprensa esposendense e que não foi possível incluir nesta primeira fase.