No Estádio Horácio Queirós, a equipa de Carioca recebeu o SC Cabreiros, que está bem afundado no penúltimo lugar, mas deu bastante trabalho aos forjanenses, para conseguir mais 3 importantes pontos graças ao golo solitário (1-0), apontado por Kennet.
Em Vila Chã a equipa de Pedro Simões não desperdiçou a oportunidade de bater (2-0) o "lanterna vermelha" Ribeirão, que ainda não pontuou e com os golos de Diogo Neves e Pontes, subiu ao 15º lugar e só não saltou da zona vermelha, porque o São Paio de Arcos protagonizou a surpresa da jornada ao bater o Vieira no seu próprio estádio, que perdeu também o ensejo de chegar ao 2º lugar.
O FC Marinhas viajou até Celeirós nesta 16ª jornada da Pró-nacional e esteve bem perto de conseguir a mesma sorte das equipas conterrâneas. Chegado ao intervalo com 0-0, no Parque de Jogos "O Feliz", a equipa de Hugo Meia parecia em tarde feliz e em apenas 2 minutos chegava aos 0-2, com os golos de Beto e do fangueiro Miguel Monteiro com uma hora de jogo. O jogo parecia controlado e a equipa marinhense jogava bem, mas o insólito aconteceu, com os bracarenses a reduzirem aos 75m e fazerem o empate final (2-2) aos 86m.
O Celoricense vai liderando com alguma segurança, com 37 pontos, seguido pelo Maria da Fonte com 32 e o Forjães SC é agora a melhor posicionada das equipas do concelho no 11º lugar com 20 pontos, enquanto o FC Marinhas é 13º com 18 e a UD Vila Chã 15º com 15.
Na 13ª jornada da Divisão de Honra, a AD Esposende recebeu em casa o FC Roriz e a turma de Ricardo Esposende não vacilou, vencendo e convencendo por 2-0 (autogolo e Daniel Barros), que faz manter a liderança com 30 pontos, seguido do AFC Martim com 28, que receberá na próxima jornada os "Lobos", num jogo de grandes expectativas para ambos os lados.
Na 1ª Divisão, o DR Estrelas de Faro, deslocou-se ao terreno do 2º classificado Desp. São Cosme e Adarico Fragoso viu a sua equipa fazer bastante melhor que nas últimas partidas. Depois do 0-0 ao intervalo, os famalicenses inauguraram o marcador perto da hora de jogo, mas o jovem Pedro Simão, praticamente no primeiro toque após ter saído do banco, empatou a partida (1-1), o que seria um prémio para a boa exibição palmeirense, mas os da casa acabaram ainda por fazer o 2-1 final, que lhe valeu subir ao 2º lugar, atrás do Operário, enquanto que o Estrelas se mantém em 12º com 6 pontos.
Os Juniores do FC Marinhas, na 12ª jornada foram até à Póvoa de Varzim e ao intervalo mantinham o jogo empatado 1-1, tendo Simão marcado para a equipa de Filipe Queirós aos 43m. No 2º tempo uma grande penalidade logo no início devolveu a vantagem aos poveiros, que motivados e melhor adaptados ao relvado escorregadio conseguiram ainda chegar aos 4-1 finais.
Lidera o Vizela com 30 pontos, seguido do Moreirense com 26, estando ambos com grandes chances de seguir para a fase de Subida, enquanto o Marinhas no 6º lugar com 14, já só pensa em amealhar pontos para a fase de manutenção estar em melhores condições.