Procurar  
























Registe-se no nosso WebSite

Nome
 
País/Localidade
 
Email
 

Evocações do passado: Imagem do Senhor Bom Jesus foi entronizada há 300 anos

Embora não haja uma data exacta registada, no Arquivo da Irmandade do Bom Jesus, onde alguns historiadores fizeram as suas investigações, nomeadamente o saudoso Carlos Mariz, diz que "em 1721/1722 uma imagem do Bom Jesus foi colocada no Altar da Capela-mor".

Como não há qualquer registo, como referem os autores do livro "Templo do Senhor Bom Jesus" da autoria de Liliana Pinto e Sabrina Guerreiro, da existência de outra qualquer imagem daquelas dimensões, é praticamente certo, que a actual imagem do Senhor Bom Jesus/Senhor dos Passos, seja a mesma de há 300 anos.
Mas, esta imagem de madeira, policromia, folha de ouro e corda, não lhe é conhecido nem o autor, nem quando terá sido feita, pelo que terá bem mais que os séculos de existência.
A imagem está associada a uma lenda, em que terá dado à costa, tal como outra terá sido encontrada à deriva perto de Matosinhos e uma outra subiu o rio até Barcelos onde foi recolhida e que daria origem as estas três grandes romarias como é o Senhor de Fão, o Senhor de Bom Jesus e o Senhor de Matosinhos.


Voltar Voltar

Jose Belo
josebelo2000@sapo.pt

Nº de Visitas.: 0003146538
free log





Entrevista: Raquel Vale- 1 ano à frente da Santa Casa da Misericórdia de Fão







"O Novo Fangueiro"